II Congresso Internacional de Avicultura - AVIS'19

 

          Nos passados dias 9 e 10 de Maio de 2019 realizou-se, no centro de Congressos da Alfândega do Porto, o II Congresso Internacional de Avicultura (AVIS’19). Esta foi mais uma iniciativa promovida pela Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ), que contou com cerca de 296 participantes, entre estudantes e profissionais da área.

          Com um programa ambicioso, abordamos os mais recentes desenvolvimentos técnicos e científicos no sector avícola, tendo presentes palestrantes de renome internacional e participantes de diversas nacionalidades.

          Foi nosso objectivo reafirmar o Congresso de Avicultura da APEZ como o fórum de discussão do sector avícola, permitindo a todos os agentes da fileira a oportunidade de interacção, promovendo o sector avícola português.

            O Congresso contou, na sua sessão de abertura com a presidente da APEZ, Ana Sofia Santos, e com o Presidente da Comissão científica, Manuel Chaveiro Soares. Seguiram-se 8 sessões de trabalho que abordaram os principais temas em destaque no sector avícola, terminando com um painel de discussão que contou com a presença do Professor Carlos Fiolhais, Professor Chaveiro Soares, Dr. António Isidoro, Professora Carla Gonçalves, Eng. Jaime Piçarra e Eng.ª Maria do Rosário, moderados pela jornalista Teresa Silveira, onde se debateu o tema ”Avicultura e Sociedade”, fechando com chave de ouro dois dias de trabalho intenso e profícuo. A fechar o AVIS’19 tivemos a presença do Ex.mo. Sr. Director Geral de Veterinária, Professor Fernando Bernardo, e a Ex.ma. Sr.ª Directora regional de agricultura, Eng.ª Carla Alves.

          O AVIS’19 contou com o inestimável apoio de grandes empresas, de enorme relevância para o sector avícola português, como o Grupo Soja de Portugal (Avicasal e Savinor), o Grupo Valouro (Pinto Valouro), H&N Peninsular, Inoxnorma, ALS-Controlvet, Novus (Wisium), DeHeus, Cobb, MSD Animal Health, Hipra, Exafan, Ross (Aviagen), Zinpro, Lonza, Cargill, Zoetis, Nutrinova, DIN, CEVA, Farmcontrol, Huvepharma, Dinazoo, Boehringer Ingelheim, Inogenvet, TLH, Celjade e Grupo CAC. 

          Tivemos, também, o apoio da UTAD, IACA, APCA, FEPASA, Ordem dos Engenheiros, Pecuária.pt, Agroportal, NEEZ-UTAD, IAAS-UTAD, ZootecnIsa, ABZ, Veterinária Actual, NEZCTA-UE, AgroNegócios, Agrotec e RuralBit.

         A organização congratula-se pelo sucesso do II Congresso de Avicultura. Agradecemos a todos os apoiantes, patrocinadores e congressistas o interesse e participação. Esperamos ter superado as vossas expectativas.

Contamos com a vossa presença no 71º Congresso da Federação  Europeia de Ciência Animal (EAAP) em 2020, e, no III Congresso Inetrnacional. De Avicultura (AVIS’21)

 

  Veja AQUI fotografias do Evento! (Ajude-nos a melhorar, preencha este inquérito)

 

Obrigado!
            APEZ

              

 

 

 

I Congresso Internacional de Avicultura - AVIS'17

 

As I Jornadas Internacionais de Avicultura (AVIS'17), realizadas na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a 4 e 5 de Maio de 2017, foram uma iniciativa da Associação Portuguesa de Engenharia Zootécnica (APEZ), com a colaboração da UTAD. Estiveram presentes, aproximadamente, 230 participantes, entre estudantes e profissionais da área.

A avicultura não tinha sido, ainda, objecto de qualquer iniciativa específica. Contudo, dada a sua importância económica e social e o envolvimento de muitos profissionais neste sector, quisemos dar o nosso contributo levando a efeito umas jornadas técnicas. O nosso objectivo com este evento foi que estas jornadas pudessem envolver todos os agentes da fileira e conseguissem contribuir para uma actualização técnica do sector e, também, para a celebração do extraordinário percurso da Avicultura em Portugal.

Iniciamos as nossas jornadas com a presença do Reitor da UTAD, António Fontainhas Fernandes, o Presidente da APEZ, Divanildo Outor Monteiro, e o Presidente da Comissão Científica, Manuel Chaveiro Soares. O programa das jornadas contou com nove sessões que contaram com o incrível apoio de grandes empresas, de enorme relevância para o sector avícola português, como o Grupo Valouro, Grupo Soja de Portugal, Aviagen, Cobb Espanhã, Elanco, Aviagen Turkeys, MSD Animal Health, Inoxnorma, Jansen Poultry Equipment, De Heus, H&N International, Hubbard-Novogen/Verbeek, Grupo CAC e Grupo Lusiaves, Grupo Zêzerovo. Obtivemos, também, o apoio da DGAV, Univ. Politécnica de Madrid, FMV, Univ. Lisboa, APCA, FEPASA, e IACA.

A organização congratula-se pelo sucesso destas Jornadas que serviram para fomentar a discussão em torno de uma produção de enorme relevância em Portugal. Agradece a todos os apoiantes, patrocinadores e congressistas o interesse e participação. Esperamos ter superado as vossas expectativas.

Contamos com a vossa presença nas II Jornadas Internacionais de Avicultura, em 2019 (ajude-nos a melhorar, preencha este inquérito).

Obrigado!
            APEZ

 

 Veja AQUI fotografias do Evento!

 

A Sara Sampaio, do Projecto Lab2business, esteve presente nas nossas I Jornadas Internacionais de Avicultura, entrevistando alguns dos nossos oradores e congressistas.  Seguem alguns dos vídeos.

 

 

Veja, ainda, a reportagem da UTAD TV sobre as IJIAvicultura: